Sobre os cursos
_

Os cursos em Design e Multimédia da Universidade de Coimbra oferecem formação no design de produtos e serviços que tirem o melhor partido dos novos meios digitais, através da interdisciplinaridade entre tecnologias de informação/interação e processos de design. Assim, preparam-se profissionais capazes de assumir o papel de criadores, dialogando em equipas multidisciplinares e traduzindo as diversas linguagens envolvidas no design para novos meios digitais.

O plano dos cursos de Design e Multimédia articula-se entre uma Licenciatura (1º ciclo) e respectivo Mestrado de continuidade (2º ciclo), ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e leccionados nos Departamentos de Arquitectura (DARQ) e Engenharia Informática (DEI).

Estrutura Curricular da Licenciatura
_

Os objectivos preconizados para a Licenciatura em Design e Multimédia privilegiam uma formação de base sólida em Design de Comunicação, em Multimédia e em Tecnologia Informática, procurando desenvolver um espectro alargado de competências essencialmente pensadas para o prosseguimento de estudos para 2º ciclo, que completa (com o grau de Mestre) a formação do profissional em Design e Multimédia, especializando-o e dotando-o das competências de concepção e diálogo multidisciplinar.

A Licenciatura em Design e Multimédia tem um total de 180 ECTS distribuídos ao longo de seis semestres, abrangendo 5 áreas científicas: Audiovisuais e produção dos Media (AVPM), Ciências Informáticas (CI), Belas Artes (BA), Matemática e Estatística (ME) e Sociologia e outros estudos (SE). A distribuição em ECTS das 5 áreas na Licenciatura e por disciplina, são as seguintes.

1º Ano1º Semestre
1º Ano2º Semestre
2º Ano1º Semestre
2º Ano2º Semestre
3º Ano1º Semestre
3º Ano2º Semestre

Estrutura Curricular do Mestrado
_

O 2º ciclo (Mestrado) completa a formação do profissional em Design e Multimédia. A criação dos cursos partiu da consciência de que só uma formação interdisciplinar poderá responder aos desafios do design para novos meios digitais. Neste contexto, a formação em Informática, Comunicação e Design, assim como em Artes e Humanidades, é fundamental. A Licenciatura e o Mestrado em Design e Multimédia constituem, assim, uma proposta particularmente inovadora, diferenciando-se da restante oferta educativa pela sua posição integradora e multi-disciplinar.

O Mestrado encontra-se estruturado em torno de Oficinas de Design vocacionadas para a aprendizagem de uma “cultura de projecto”. Como estudos avançados em design e multimédia, dão prioridade ao desenvolvimento de competências instrumentais em design através da integração de conhecimentos tecnológicos e metodológicos. Ao longo do curso o aluno pode escolher entre um leque variado de disciplinas optativas, cuja escolha é condicionada a parecer da coordenação do Mestrado. Os licenciados em Design e Multimédia não podem optar por disciplinas equivalentes às da Licenciatura.

O Mestrado em Design e Multimédia tem um total de 120 ECTS distribuídos ao longo de quatro semestres, abrangendo 5 áreas científicas: Audiovisuais e produção dos Media (AVPM), Ciências Informáticas (CI), Belas Artes (BA), Arquitetura e Urbanismo (AU) e Sociologia e outros estudos (SE). As optativas compõem 18 ECTS do curso, com escolhas mistas entre AVPM, CI e BA. A distribuição em ECTS das 5 áreas no Mestrado e por disciplina, são as seguintes.

1º Ano1º Semestre
1º Ano2º Semestre
2º Ano1º Semestre
2º Ano2º Semestre
OPA0
OPA1
OPA2